Friday, May 30, 2008

Mas o Tio Sam não me queria?

Eu sempre fui na contramão dos que criticavam a burocracia atual pra retirada do Visto Americano e defendi os Estados Unidos. Achava que eles tinham sua parcela de razão por causa do 11/09. Foi um acontecimento horrível e traumático que demandava medidas extremas. Isso até eu ser vítima da intolerância John.

Concordando ou não com eles, tirar Visto é um saco. São centenas de metros de pessoas enfileiradas como se fossem gado, torcendo pro “entrevistador” da vez não enxergar traços de terrorismo ou de vontade em viver ilegalmente nos EUA na cara delas. E horas e horas e horas de espera, claro.

Isso tudo é relevado se tu consegue chegar lá e ir embora na boa. Mas não foi bem o meu caso. Meus pais iam viajar pra Las Vegas agora em maio e a chance de eu ir junto era remotíssima. Eu trabalho e estudo, não tenho como simplesmente sair. Mas mesmo assim, fui junto pra aproveitar a viagem e já tirar meu Visto, pro caso de eu querer sair do País n(d)o futuro.

O cara que nos atendeu era um John que falava português. Tudo ia bem até ele resolver encrencar comigo:

- Ondi vossê ixtudou?
- Na Furb.
- Ondi???
- Na Furb.
...
- Universidade Regional de Blumenau
- Universsidad... ?
- É, mas eles chama de Furb, por causa do F de Fundação
- Hmmm...
(continua fazendo o sei lá o que dele)
- E agourra você faz o que?
- Gerenciamento de Marketing. Marketing
- Mas ondi?
- Na Furb.
- Ondi??
- Na Universidade Regional de Blumenau! No mesmo lugar!

Você eu não quero, Baud!

Aí ele falou que os Vistos iam demorar cerca de um mês pra chegar. A gente questionou, porque todo mundo sabe que normalmente não demora tanto - o do Utus e o do Peru levaram 6 dias. Ele explicou que simplesmente estavam atrasando e pronto. Beleza, se é assim... Só que na hora de pagar o Sedex, na salinha do caixa, tinha um cartaz que desmentia o John dizendo que o tempo médio era de 1 semana. Estranho pra caramba...

Voltamos pra casa e esperamos dias. Semanas. E nada dos Vistos. Estão atrasando mesmo, o John tinha razão, a gente pensou. Até que na semana passada chegou o Visto da Tchuca, que fez junto com a gente. E nada dos nossos. Meu pai tentou ligar pra lá, tentou descobrir o que estava acontecendo de todas as formas possíveis e impossíveis. E numa dessas investidas impossíveis (porque ninguém te dá informação nenhuma, é tudo muito absoluto e secreto) acabou descobrindo que o Visto dele e da minha mãe já estão prontos há 15 dias. O problema é justamente com o meu.

E por causa disso, é bem provável que meus pais sejam obrigados a desistir de viajar.

Além da revolta que isso causa, é curioso pensar que, mesmo com a cultura do medo causada pela queda das Torres Gêmeas, a segurança dos Estados Unidos está nas mãos arbitrárias de um John rosado. Porque se comigo, uma pessoa que não tenho nada contra eles, que não queria de forma alguma causar mal ao país deles, que não queria de forma alguma morar lá, eles cometeram um erro de julgamento, podem muito bem cometer o mesmo erro com alguém mal intencionado.

E depois dessa palhaçada toda, tomara que cometam logo!

UPDATE: aparentemente, o causador de todo o celeuma foi o fato do meu irmão ter residido nos Estados Unidos de dezembro do ano passado até o final de abril desse ano. O fato de duas pessoas terem nascido no mesmo dia, no mesmo lugar e serem filhos dos mesmos pais fundiu a cuca da galiera da Embaixada.

Tudo bem, é compreensível que haja uma confusão, mas levar 15 dias pra resolver? Duas semanas? Dá pra imaginar o nível intelectual da galiera de lá "pessoal, o dia que tanto esperávamos chegou... descobrimos o portal para uma realidade alternativa!".

Labels: , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home