Wednesday, May 21, 2008

Fake Plastic Trees

Engraçado como algumas coisas funcionam. Tem tudo pra melhorar, mas acabam passando a entrada em Albuquerque e vão pra um caminho todo estranho. O Photoshop, por exemplo. Uma ferramenta fantástica, mas que ao invés de tornar sua aplicação melhor a medida que ia evoluindo, acabou abrindo as portas de um mundo terrível, cheio de exageros e distorções.

Dêem uma olhada nessas duas fotos abaixo. São de 2001, do ensaio da Jaime Pressly pra revista Maxim.


Retocadas? Sem dúvida alguma. Provavelmente mexeram na luz, nas cores e apagaram algumas manchas (não vou cometer a heresia de dizer imperfeições). Mas o resultado final ficou extremamente natural, presenteando os leitores com uma bela foto. Muito boa!

Sete anos se passam, o Photoshop ganha um monte de melhorias e nossas bancas são invadidas por:


O que é isso? Uma ilustração? Uma foto? Um 3D mal feito? Que tipo de retoque é esse que pega uma bunda de 121cm e transforma num balão liso e uniforme, sem qualquer senso de volume ou profundidade? Parece mais um daqueles testes do borrão! “Nessa foto, Doutor, eu vejo um ótimo exemplo de como a humanidade distorceu completamente os conceitos de retoque digital”.

A moda agora parece ser essa: deixar as mulheres com aspecto de plástico, como se qualquer marca natural, sinal, dobra ou, sei lá, pele fossem deformações. O pior é que isso fica tão evidente que ao invés de melhorar acaba fazendo apenas entregando se a mulher é realmente bonita ou não. Por exemplo, na Sexy desse mês com a cafetina brasileira. São 21 fotos. Quantas dela de costas? Uma! Ué... SERÁ que tem algo errado? Vejamos:

Agora tudo ficou claro. Acho até que seria mais correto dizer que usaram muita bunda no Photoshop.

Ok, agora podem me xingar. Podem defender as revistas masculinas argumentando que a coisa anda difícil, que as vendas caíram com a chegada da internet e que elas precisam investir mais em nome do que em beleza, pra gerar curiosidade e alavancar as vendas. Eu concordo com isso tudo, assino embaixo. Mas podem me explicar o que diabos é ISSO:


Alguém sabe diferenciar se o maiô da foto da direita tem recortes laterais ou detalhes cor da pele?

É, galiera, a coisa anda complicada e sem sinais de que vai melhorar. Muito em breve acredito que este será o padrão das mulheres que estamparão as capas das nossas revistas de beleza:

Labels: , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home